segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bem, gente, pra quem não sabe, Hoje é o dia da Criatividade!

            Sendo, hoje, o dia da criatividade, eu me sinto incluído nele. Pois, como ainda não tinha postado aqui, postarei hoje. Meu nome mais conhecido na escola é: Coisinha Criativa!


            E eu estava pensando: Bem, o que é Criatividade? Nosso jeito de criar as coisas? Nosso jeito de aceitar as coisas? Nosso jeito de pensar nas coisas? A gente já nasce com ela? Como faço pra ser criativo?
            Será a capacidade de criar um dom inato? Se for, e você não o tiver, está condenado a morrer assim? Se você acredita nisso, prepare-se para mudar de paradigma!
Para saber se alguém é criativo, precisamos antes ter clareza sobre o que é criatividade. Veja algumas definições, coletadas em livros diversos:
  • Capacidade de elaborar teorias científicas, inventar instrumentos e/ou aparelhos, ou produzir obras de arte;
  • A capacidade de produzir coisas novas e valiosas;
  • A capacidade de desestruturar a realidade e reestruturá-la de outras maneiras;
  • O ato de unir duas coisas que nunca haviam estado unidas e tirar daí uma terceira coisa;
  • Uma técnica de resolver problemas;
  • Uma capacidade inata que é bloqueada por influências culturais e ambientais.
Aqui adotamos uma definição diferente e subjetiva de criatividade: uma pessoa cria quando concebe em sua mente algo que nunca viu, ouviu ou sentiu antes. Essa definição ignora o fato de a criação ser útil ou não para algum propósito ou para resolver algum problema. Mas é importante distinguir esses dois tipos de criatividade; ao primeiro chamamos criatividade pura, e ao segundo, criatividade aplicada.
A criatividade pura é um ato mental, que consiste em última análise da capacidade de combinar sons e imagens de forma subjetivamente nova, independentemente de qualquer conexão lógica com o mundo exterior. Essa definição de criatividade desloca os aspectos novidade e originalidade, beleza, utilidade, veracidade, viabilidade e implementação para um segundo momento; criar é um ato pessoal e subjetivo, a criatividade pura vem antes da aplicada. Criações não têm necessariamente que servir para alguma coisa, como solucionar um problema, dar retorno financeiro, serem maravilhosas e belas, nada disso.

"A criatividade vai além da imaginação. Uma coisa é você idealizar algo, outra é você usar-se da criatividade para realizar. Ter atitude. Deus deu potencial para todos nós. Somos inteligentes por natureza, agora nem todos conseguem ou não conseguiram ainda utilizar-se dos recursos que tem a disposição para demonstrar sua criatividade ou mesmo não é dado às pessoas oportunidade de usar da criatividade." Segundo a professora Rozângela Melquíades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário